Comidinhas

1 - CANJIQUINHA

A canjiquinha clássica é feita com costelinha de porco. Mas nesses tempos de preocupação com colesterol alto e boa forma, uma carne suína mais sequinha como lombo ou pernil pode ser usada sem comprometer o sabor.

Ingredientes
250 gr de canjiquinha de milho
Um kg de costelinha, (que pode ser substituída por meio quilo de lombo ou pernil)
Dois gomos de paio, picado em rodelas finas divididas ao meio.
Uma xícara de  óleo
Dois tomates bem maduros sem pele e sementes, bem picados
Duas  cebolas médias, picadas bem pequenas
Meio pimentão, também picadinho
Duas cabeças grandes de alho socado na hora
Duas folhas de louro
Uma  pimenta  dedo de moça, com as sementes se quiser mais picante. Retire as sementes,  caso deseje uma canjiquinha mais suave
Uma colher de sopa de sal
Um limão
Uma xícara de salsinha e cebolinha picadas bem finas
Pimenta biquinho em conserva (opcional)

Modo de Preparo
Lave a canjiquinha e deixe de molho em água por uma hora.
Pique a carne em pedaços pequenos e tempere-a  com o sal, alho, limão e louro, deixando no tempero por pelo menos uma hora.
Coloque o óleo na panela, deixe aquecer e acrescente a carne temperada. Vá virando até ficar bem douradinha. Se for preciso pingue água para não queimar a rapa que vai se formando ao fundo da panela. Quanto mais tempo ficar refogando a carne, mais saborosa ficará a canjiquinha.
Na mesma panela acrescente a canjiquinha com um litro de água e deixe cozinhar por pelo menos uma hora, mexendo sempre. Se engrossar muito, acrescente mais água aos poucos. Após uma hora, refogue o paio picado em rodelinhas finas em duas colheres de azeite, deixando corar. Quando estiver coradinho, acrescente os tomates, a pimenta dedo de moça, a cebola e o pimentão picadinhos. Acrescente uma xícara de água e deixe apurar. Adicione esse refogado à canjiquinha e deixe ferver por mais 15 minutos mexendo sempre. Apure o sal e acrescente o cheiro verde.
Obs.: Caso queira bem picante, sirva com pimentas biquinho em conservas.



2 - Ioga, (Yoga) é Tudo de Bom

Nascida na Índia, segundo a enciclopédia Barsa, a Ioga como filosofia existencial ou simples técnica de relaxamento, hoje está propagada em praticamente todo o mundo. Atividade milenar, que une exercícios, relaxamento e respiração, a Ioga tem a capacidade de provocar efeitos muito benéficos aos seus praticantes.
Para a ONG Grupo Entre Folhas, a “Yoga é uma filosofia prática de vida que, através de técnicas específicas promove o autoconhecimento e o despertar da consciência. Vários são os benefícios da Yoga como: combate à ansiedade, depressão e estresse. Melhora a autoestima. Desenvolve força de vontade, segurança, perseverança. Tonifica a musculatura, melhora a circulação sanguínea, atua na retirada de bloqueios emocionais. Estimula o raciocínio, a memória e a concentração. Desperta sentimentos de paz e felicidade, produzindo um estado de leveza e bem estar”.
Baseada predominantemente na coordenação entre movimentos físicos, controle da respiração, e do fluxo de pensamentos, a técnica se apresenta em diversas modalidades e denominações sendo as mais comuns por aqui a Shiva Yoga e a Hatha Yoga. Ao adquirir um melhor controle sobre a respiração, o praticante consegue um maior autodomínio de suas emoções o que possibilita canalizar energias para as atividades desejadas. O treinamento e a concentração são alcançados aos poucos à medida que se persiste na técnica.





Ao conseguir se concentrar melhor, e exercitando a respiração e o fluxo de pensamentos, o praticante consegue distribuir melhor os fluxos de energia, que podem ser canalizados para a obtenção de benefícios físicos e emocionais.
Embora seja normalmente vista como uma atividade voltada mais para o desenvolvimento espiritual e o relaxamento, a prática da Ioga promove também alongamento e fortalecimento dos músculos, quando executada sob orientação e com a freqüência adequada.
Praticantes da Ioga costumam relatar melhoras no sono, no funcionamento intestinal, redução de dores lombares, maior disposição para o trabalho entre outros benefícios.


Fontes:
Encyclopédia Britânica do Brasil Publicações Ltda, 1997. Vol 8.
Cartaz da ONG Grupo Entre Folhas.
https://www.google.com.br/search?q=ioga&hl=pt-



3 - Comer bem é tudo de bom


Amigos queridos são jóias preciosas. Beta Cruz é amiga e mestre na arte culinária. Criativa, como artista que é, inventa receitas de dar água na boca e, generosa, compartilha com os amigos. O bolo de maçãs com nozes criado por ela faz o maior sucesso e demonstra que a restrição ao consumo do açúcar não precisa limitar os sabores.

Bolo de Maçãs com Nozes
Ingredientes:
3 maçãs vermelhas crocantes (fugi)
3 ovos
5 colheres de sopa de adoçante em pó (forno e fogão)
2,5 xícaras de farinha de trigo
Uma xícara de chá de óleo de canola
Um quarto de xícara de chá de leite
Uma pitada de sal
Uma colher de sobremesa de canela em pó
Uma colher de sopa de fermento em pó do tipo Royal
Nozes (Em torno de 12.)
Meia xícara de passas sem sementes.

Modo de Preparar
Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o adoçante, as cascas das maçãs, o leite, o sal e a canela. Peneire a farinha de trigo e junte os ingredientes do liquidificador. Passe as maçãs cortadas em cubinhos e as uvas passas em um pouquinho da farinha de trigo e junte à massa. Triture a metade das nozes e acrescente à mistura. Por fim, adicione o fermento e misture bem. Unte uma forma retangular alta com óleo e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa. Polvilhe com adoçante em pó e canela misturados. Enfeite com as nozes inteiras e leve ao forno para assar.